O que são alimentos probióticos e prebióticos?

Saiba mais o que esses alimentos fazem pela sua saúde!

Os alimentos probióticos e prebióticos além de suas funções nutricionais, possuem em sua composição uma ou mais substâncias que atuam modulando e ativando os processos metabólicos, melhorando as condições de saúde pelo aumento da efetividade do sistema imune, promovendo o bem-estar e prevenindo o aparecimento precoce de alterações patológicas e de doenças degenerativas. 

Probióticos:
São produtos à base de micro-organismos vivos que, quando consumidos em quantidades adequadas, beneficiam a saúde em geral. Seu consumo é uma alternativa saudável para contribuir com o equilíbrio da flora intestinal.  Ex: leites fermentados, iogurtes, kombuchas, kefir, podendo também ser manipulados.

Alimentos Probióticos – Imagem da Internet


Prébióticos:
São componentes alimentares não digeríveis que estimulam seletivamente a proliferação ou atividade de populações de bactérias desejáveis no intestino, beneficiando o indivíduo hospedeiro dessas bactérias. Resumindo são os alimentos que deixam as suas bactérias intestinais mais saudáveis. Ex: biomassa ou farinha de banana verde, semente de linhaça, alho, cebola, semente de linhaça, podendo também ser utilizado via manipulação. 

Alimentos Prebióticos – Imagem da Internet

Vamos favorecer o sistema imunológico através da alimentação? Para maiores informações entre em contato com a nossa Nutricionista parceira Janaína Czarnobai.