Será que tenho alguma alergia ou hipersensibilidade alimentar?

Você sente desconforto gástrico, ganho de peso mesmo mantendo uma alimentação equilibrada, dores de cabeça e até mesmo mudança de humor repentina sem causa aparente?

Por incrível que pareça esses sintomas podem estar associados as alergias ou as hipersensibilidades alimentares.

O que é a alergia alimentar?

 Alergia alimentar é uma reação imediata causada pela produção de anticorpos IgE, enquanto sensibilidade alimentar é uma reação tardia causada pela produção de anticorpos IgG para alimentos específicos.

O que é a hipersensibilidade alimentar?

No caso da hipersensibilidade os sintomas podem demorar horas ou até mesmo dias para se manifestarem, deixando assim mais complexo a investigação de qual alimento em questão estaria gerando esses sintomas.

E como proceder?

Atualmente já contamos com uma gama de exames para fornecer esses diagnósticos, podendo ser exames sanguíneos e até mesmo salivares. Entretanto o mais adequado é que esses exames sejam avaliados juntamente ao nutricionista, para que se consiga adequar da maneira correta a exclusão e substituição desses alimentos, evitando com isso futuras carências nutricionais.

Quais as consequências?

É importante lembrar que hipersensibilidade alimentar pode vir a se tornar uma alergia alimentar se não for identificada, e o consumo desses alimentos em questão forem mantidos.

Outro ponto relevante é que as alergias e hipersensibilidades vão alterando o nosso potencial de absorção dos nutrientes. Lembre-se que tão importante quanto o que você consome é a maneira com que você está absorvendo esses alimentos.

Já nos segue no Instagram? Por lá damos várias dicas sobre esse e outros assuntos! Vamos adorar te receber por lá! @scienzaclinica

 Para maiores informações entre em contato com a nossa Nutricionista parceira Janaína Czarnobai.